Nat
Tempos atrás eu assisti uma palestra de um advogado do Procon, a pedido do setor de RH do meu trabalho, direcionada para os funcionários que, digamos, tenham uma ligeira dificuldade de lidar com seu dinheirinho e, lógico, para todos os outros interessados em ouvir e aprender um pouco mais sobre administração do orçamento doméstico.

Tipo assim... não que eu seja uma louca endividada, não é isso.
Mas meu, tenho gastado muito.
E olha... acho que só esse homem pode me salvar!!!
Gente, como cartão de crédito é uma coisa do mal!
Bad bad server, no donut for you!!
Nunca achei que fosse tão difícil "resistir" à propaganda de fim de ano, com todo aquele clima amistoso e papais noéizinhos fofos, com luzinhas piscando e tudo mais.
E a gente nem entrou dezembro aindaaa!!!

E-U-E-S-T-O-U-C-O-M-M-E-D-O-D-O-Q-U-E-E-S-T-Á-P-O-R-V-I-R-N-A-M-I-N-H-A-F-A-T-U-R-A-D-I-A-Q-U-I-N-Z-E.

Isso porque ainda preciso fazer um agradinho pros meus pais e pro meu irmão, né...
Eles super merecem.
E tipo, tem o 13°, que vai ser parcial, mas vai existir.
Só que né, se num tomar cuidado, eu vou torrar tudo.
Ai ai...

Bem que o tiozinho falou lá na palestra, viu...
Não importa o quanto você ganhe, se quiser ter alguma coisa nessa vida é necessário ter, no mínimo, um pouco de disciplina com dinheiro.
Ou você dita as regras, ou ele te domina (deixa-pra-lá-que-eu-pensei-besteira)... sempre será refém das contas.
Por isso, vou aproveitar que agora chegou o fim de ano e vem todo aquele clima propício para repensar tudo o que passou, quero ver de traçar uns planos mais reais com relação àquilo que quero fazer...
Porque como eu falei outro dia, cacete, começo muita coisa e não termino!
E às vezes essas coisas necessitam das verdinhas pra se concretizarem.

Mas vamos ver...
Sei que essa dificuldade não é só minha, parece ser meio cultural do brasileiro ter dificuldade de lidar com seu dinheiro.
Mesmo porque oi? A nossa economia, historicamente, tem sido uma piada, e hoje que está mais "estável" não visa o desenvolvimento do país e sanar os nossos problemas, e sim pagar juros de uma dívida que nunca vai terminar, além beneficiar quem já tá montado na bufunfa.

(Para maiores informações bem humoradas, favor acessar: malvados)

Mas de verdade, certamente muito da nossa dificuldade, brasileiros-que-não-desistem-nunca (¬¬), de administrar dinheiro tem tudo a ver com fatores históricos, país que foi colônia de exploração, maior parte da população é pobre etc etc.
Difícil, né?
Mas tentemos enxergar um luz no fim do túnel.
Tenhamos fé.
Por favor.
1 Response
  1. mainina Says:

    na minha situação, nem a fé resolve.

    e eu nem tenho um décimoterceiro.